Blog >
Autor:
Após o término da graduação e residência, para quem vai trabalhar em consultório, começam as perguntas acerca de como conseguir mais pacientes para sua clínica. O profissional sabe que fez um bom caminho de formação e que é tecnicamente bastante confiável, mas é preciso que as pessoas saibam disso.
As estratégias são diversas: enquanto alguns se afiliam a planos de saúde, outros entram em clínicas de colegas e tem quem busca seguir carreira solo ou mesmo empreender na área da saúde. Seja qual for o caso, é importante que exista um planejamento que tenha em vista seus objetivos pessoais e profissionais..
Dicas para conseguir mais pacientes:
Especialização
Se diferenciar no mercado de trabalho é uma necessidade e hoje, mesmo as áreas chamadas "generalistas" exigem esse movimento do profissional para que se destacar e conseguir mais pacientes.
Especialmente na pediatria, quem pretende ficar na Pediatria Geral e Puericultura, precisa buscar formas de se atualizar e aprofundar nos conteúdos que surgem no dia a dia do consultório.
A residência médica poucas vezes dá conta disso tudo, por isso, quando saímos dela, precisamos buscar alternativas para continuar num caminho de formação e especialização.
Atendimento de qualidade
Em alguns contextos de trabalho o médico é submetido a um volume grande de atendimento que muitas vezes compromete a qualidade do seu atendimento.
A qualidade do atendimento, contudo, é, de fato, o que mais importa na fidelização e no vínculo com o paciente. Assim, ter condições de fazer seu trabalho com qualidade e tempo, oferecer comunicação clara e responder às dúvidas do paciente é o que leva o paciente a confiar no profissional.
Dessa forma, para conseguir mais pacientes, trabalhar com uma equipe que compartilhe desses valores é igualmente importante e enriquece muito a qualidade dos serviços prestados.
Marketing pessoal
Quando falamos em marketing pessoal, muitas vezes a primeira coisa que vem à mente é criar uma conta em uma rede social (mais popularmente o Instagram) e começar a divulgar o trabalho lá. Contudo, já notamos muitos questionamentos em relação a quantidade de perfis que já existem, conteúdos repetitivos ou mesmo uma não afinidade com este tipo de divulgação.
Assim, neste cenário é importante dizer que existe um grande número de opções possíveis de divulgação, passando pelo relacionamento com outros colegas da saúde, até ferramentas digitais como redes sociais e, de uma forma mais completa, a produção de conteúdo, tanto escrito, como audiovisual.
O importante é o profissional se sentir à vontade e gostar de fazer - assim não será um fardo a ser carregado, pelo contrário. É fundamental que o marketing seja um reflexo do que aquela pessoa de fato acredita e não uma simples propaganda do trabalho.
Tenha um bom relacionamento com o paciente
A indicação continua sendo uma forma muito segura e confiável de chegada de novos pacientes. Assim, o trabalho de manter um bom relacionamento com os pacientes é tão fundamental quanto a busca por novos.
Encontrar canais de comunicação que façam sentido para sua especialidade, com a promoção de informações relevantes e se tornar disponível de uma forma saudável são meios de trabalhar esta relação.
E qual é a melhor dica para conseguir mais pacientes?
Claro que algumas dicas serão mais úteis em determinadas áreas e não tanto em outras, mas o caminho de estudo é uma constante na carreira médica.
Cursos de especialização e aprofundamento acabam sempre sendo dicas estratégicas, demonstram uma preocupação e compromisso com a atualização de conteúdos e diferenciam o profissional dos demais no mercado.
Assim, atente-se para os cursos e especializações que vão conseguir dar novas visões às suas práticas diárias, além de torná-lo um melhor profissional, capacitando-o para alcançar novos resultados na sua clínica.
Para mais dicas de como conseguir mais pacientes na clínica, você sabe como escolher um curso de especialização pediátrica? Confira!

Assine nossa Newsletter
Cadastre-se e receba novidades e dicas da Eludivila
em seu e-mail.