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Posicionamento de marca: como pediatras podem construir seu marketing pessoal
mar. 03, 2023
Posicionamento de marca: como pediatras podem construir seu marketing pessoal

Autor:

Eludivila Especialização Pediátrica

O marketing é uma excelente ferramenta para que nós, pediatras, possamos divulgar nossos propósitos, valores e sobretudo nos posicionarmos na mente das pessoas como uma marca a ser lembrada. Construir o seu posicionamento de marca pessoal é a primeira etapa de um bom trabalho de marketing, pois ele permite olhar para dentro e comunicar a sua essência e, consequentemente, a essência da sua forma de trabalhar.


Para desvendarmos o que é "posicionamento de marca", vamos começar explicando que esse conceito nada mais é do que o modo como você quer ser lembrado pela maioria das pessoas e também como você ou sua marca está posicionado na memória das pessoas. Então é essencial que nesse ponto suas ações sejam muito coerentes com sua essência, já que, para alcançar um posicionamento, ou seja, ser lembrado sempre da mesma forma, você precisará de repetição. O que significa dizer que seu conceito deverá ser repetido e comunicado da mesma maneira nos mais diversos formatos e ferramentas disponíveis. 


Vamos fazer um exercício simples: pense em algum colega que você acompanha e admira. Pensou? Agora imagine como você apresentaria esse colega, em poucas palavras, a outra pessoa. Se o exercício de posicionamento desse colega estiver bem feito, é bem provável que a sua memória sobre ele também será a memória de outras pessoas. 


Neste artigo, você vai entender como um bom marketing pessoal pode ser benéfico para a sua carreira como pediatra e saber como preparar uma boa estratégia visando fazer o seu posicionamento de marca.


O círculo dourado no posicionamento de marca

Um jeito de entender como o marketing pode ser positivo, é levando em consideração uma ideia do autor Simon Sinek. Em um de seus livros, ele explicou como algumas empresas e marcas conseguem se sobressair tendo acesso às mesmas ferramentas utilizadas por outras que não se destacam.


De acordo com o escritor, a resposta não é tão difícil quanto parece: o grande diferencial é a comunicação. Para organizar essa metodologia, ele criou o círculo dourado, uma espécie de gráfico em formato de alvo, de dentro para fora.


Entenda o círculo dourado

O círculo dourado é dividido em três outros círculos, sendo eles “o quê”, “como” e “por quê”. Segundo Simon, para conhecer o sucesso é necessário entender o porquê.


Saiba mais detalhadamente o que significa cada esfera do círculo para o posicionamento de marca:


  • “O quê”


O “que” você faz está diretamente associado a produtos e serviços, sendo uma descrição técnica, funcional e racional. No caso de um pediatra, por exemplo, podemos dizer que ele faz atendimentos pediátricos.


  • “Como”


Segunda esfera do círculo dourado, o “como” você faz é o seu diferencial, o seu método de entrega. O que você promete para entregar esse produto ou serviço. Como sua consulta é diferente? Como você lida com determinadas condutas? Como é o seu espaço de atendimento? E por aí vai.


  • “Por quê”


Por fim está o porquê, ou seja,  a esfera mais interna desse círculo. Ele representa o seu real propósito como marca – e como pessoa.


Com relação a um negócio, é conveniente explicar que qualquer pessoa pode saber “o que” uma empresa faz. Algumas pessoas captam  “como”. Mas pouquíssimas pessoas entendem “o porquê”.


Por isso a importância do posicionamento de marca: todo o seu público precisa compreender o propósito de o seu negócio existir – sejam clientes potenciais, funcionários, parceiros de trabalho e a equipe da empresa.

É comum que as organizações façam essa comunicação de fora para dentro. Marcas e pessoas que inspiram, no entanto, se comunicam de dentro para fora. Na essência, o discurso é o mesmo. Quando essa comunicação é feita de dentro para fora, no entanto, uma ligação de igual para igual é criada com seu público – e esse é o ponto-chave para que ele compreenda o seu valor.


Vamos dar aqui um exemplo para ficar mais fácil entender essa diferença:


  • Quando a comunicação ocorre de fora para dentro:


“O quê”: “Esta é nossa clínica médica de excelência”


“Como”: “Nós temos os médicos mais inteligentes do mercado, que se formaram nas melhores escolas do Brasil. Nossa clínica é tecnológica e bem localizada.”


Comportamento: “Venha se tratar com a gente!”


  • Quando a comunicação ocorre de dentro para fora:


“Por quê”: “Nós acreditamos na atuação preventiva e no olhar integral para nosso paciente, para que ele cuide de sua saúde”


“Como”: “Nós fazemos isso trazendo profissionais muito capacitados e que se formaram nas melhores escolas do Brasil. E, nós gostamos de ir além, então construímos uma clínica tecnológica e bem localizada”.


“O quê”: “Somos uma clínica de excelência. Venha ver por si mesmo”.


Ficou mais claro agora?


O que é o posicionamento de marca?

O posicionamento é o lugar que você ocupa na mente do seu cliente em potencial. Na hora de comunicar, é muito importante procurar um equilíbrio entre o racional e o emocional.


Antes de preparar uma estratégia de marketing, é recomendado fazer algumas ponderações a fim de pensar na melhor estratégia de comunicação a ser usada com o público que você deseja atingir.


  • Que sentimentos você gostaria de despertar no seu público?
  • Quais informações são importantes que seu público retenha?
  • Qual balanço entre razão e emoção na sua comunicação com o público?


É fundamental que exista uma linha mestra de comunicação a ser considerada na hora de montar o seu posicionamento de marca. Essa linha precisa considerar seu propósito, seu público e seus serviços.


É uma forma de conectar todos os pontos de contato da marca, que pode ser você, sua clínica ou um negócio de modo geral, com o seu público de interesse – pacientes, funcionários, equipes de parceiros e fornecedores.


Como entregar valor ao meu cliente/paciente?

Na hora de vender um produto ou serviço, você deve se atentar a um detalhe: buscar despertar no cliente a capacidade de compreender os ganhos adquiridos a partir do investimento feito, o famoso custo-benefício. Caso essa equação seja maior para o ganho ou a percepção de ganho adquirida, então você conseguiu gerar valor. Se sua consulta custa 500 reais e as pessoas gostam da experiência, isso faz com que elas paguem satisfatoriamente, e o resultado é que você conseguiu gerar valor a elas. Ao passo que esses mesmos 500 reais pagos numa consulta que não alcançou a expectativa dos pacientes produziu  motivou uma reclamação do preço, e essa infelizmente não conseguiu gerar o valor percebido.


É importante utilizar as estratégias de marketing para “comunicar” aos clientes potenciais os benefícios que a sua marca vai proporcionar a eles – e essa entrega deve ocorrer conforme o prometido.


O marketing é sobre entregar o que você promete, saber se conectar com o seu público-alvo e divulgar não apenas a sua marca, mas também o propósito de ela existir.


Para fazer o seu posicionamento de marca, o ponto primordial é descobrir qual é o seu “porquê” e se comunicar corretamente com seu público. Buscando, assim, fazê-lo perceber o valor que você, como marca, deseja entregar.


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